Legumes e Acompanhamentos

Puré de Batata Doce

 

Uma forma diferente de comer batata doce! As variações que se podem fazer são infinitas. Confie no seu instinto, sem medo! Qual o pior que pode acontecer? Atreva-se!

Receita:

  • 1 Batata Doce média *
  • 1 Cebola pequena
  • 1 Dente de alho
  • 3 Colheres de Sopa de Azeite
  • Sal, Pimenta Moída, Noz Moscada q.b.
  • Mix de Salsa/Manjericão/Orégãos secos q.b.
  • Água quente q.b.
  • Opcional: ½ colheres de sopa de leite de coco ou natas

Confecção:

  1. Começar por picar a cebola e o alho, reservar.
  2. Descascar a batata doce e cortar em cubos pequenos, reservar.
  3. Num tacho adicionar o azeite e refogue a cebola e o alho.
  4. Deixar cozinhar até a cebola ficar translúcida e juntar a batata doce. Colocar o lume no mínimo, tapar o tacho e deixar cozinhar lentamente.
  5. Ocasionalmente, ir mexendo e, se verificar que o preparado começa a querer pegar/queimar, adicione um pouco de água já quente. Repetir o processo até a batata estar cozida.
  6. Tempere a gosto.
  7. Quando a batata estiver cozida, triture todo o preparado até obter uma textura de puré.
  8. Provar e verificar se é necessário retificar os temperos.

Opcional: Se gostar do puré mais cremoso juntar um pouco de leite de coco/natas q.b., levar a lume brando por mais uns minutos, mexendo sempre para não queimar.

* Se tiver batata doce já estiver cozinhada (cozida ou assada), basta só aguardar que a cebola e alho cozinhem e adicionar a batata. Deixar ganhar o sabor do refogado por uns minutos em lume brando (evitando queimar). Coloque as especiarias a gosto e triturar tudo até ficar com consistência de puré.

Aconselhamos com:

  • Acompanhe com o salmão crocante no forno, ou como base de um empadão. Não se vai arrepender!

 

(Fotografia por Susana Estrela)

Escrito Por:

Licenciada em gestão no ISEG da Universidade técnica de Lisboa. O meu currículo profissional inclui 4 anos em auditoria numa das grandes Big4 deste ramo e, desde Fevereiro de 2017, estou numa das maiores empresas portuguesas com as funções de controlo de gestão. O meu gosto pela cozinha começou desde nova pela forma como a minha irmã, Paula Ruivo, nos envolvia nessa tarefa que era cozinhar. Ao longo dos anos sofri de várias problemas gástricos e intestinais, infeções diversas, alergias ao nível respiratório e problemas de pele. Por indicação da minha irmã entrei no grupo Paleo Descomplicado, priorizando a comida de verdade e retirando do meu cardápio alimentos inflamatórios, tendo notado de imediato melhorias na minha saúde e bem-estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *